Orientação Técnica

Nova ferramenta: Pagamento em Lote

Houve uma mudança na integração da Contabilidade com a Folha de Pagamento, antes as retenções geradas na folha eram agrupadas, conforme sua natureza, em apenas um empenho. 
 
Na nova versão, cada tipo de retenção de cada empenho irá gerar um empenho extra-orçamentário.
 
O objetivo desta mudança é corrigir inversões nas contas contábeis otimizando o trabalho do contador.
 
Para facilitar a baixa (pagamento) dos empenhos extra-orçamentário, em Movimento/Pagamentos/Extra-Orçamentário há uma nova opção Imagem inline 1, ao clicar neste botão o sistema irá abrir uma tela semelhante a esta:
 
Imagem inline 2
 
Nesta tela, preencha o fornecedor, data, banco e documento do pagamento, o sistema irá listar os empenhos extra-orçamentários com essas características ainda não baixados.
 
Selecione as linhas pressionando a tecla control para selecionar vários registros de uma vez e clique em Calcular Valor Total para atualizar a soma dos registros selecionados, quando todos os empenhos estiverem selecionados corretamente, clique em Pagar e o sistema irá baixá-los todos de uma vez.
 
Lembrando que esta nova ferramenta está disponível apenas para pagamentos extra-orçamentários porque, com a grande quantidade de empenhos, ficaria trabalhoso para o usuário baixar individualmente.

Versão 16.01.02 - Filtro no Razão Individual de Contas

A partir da versão 16.01.02 será possível a emissão do Razão Contábil de uma determinada conta (que tenha informações de Despesa) selecionando qualquer nível da despesa. O sistema já possuía esta funcionalidade porém, era possível filtrar apenas pelo último nível, o Desdobramento do Sub-Elemento. 

Na nova atualização é possível filtrar desde a Categoria Econômica até o Desdobramento e isto, auxilia na conferência de alguns Contas Correntes onde o nível de Despesa é mais sintético, por exemplo: a conta 622110000 de Crédito Disponível possui detalhamento da despesa no nível de Elemento.

Abertura 2016

Está disponível a partir da versão 15.12.12 os procedimentos para Abertura de 2016, favor seguir todos os passos do manual. Caso haja dúvidas, consulte antes no final do manual os Possíveis Problemas. se a dúvida não for sanada, entre em contato com o Suporte da Eddydata.

Versão 15.12.07 - Link do Blog da Eddydata no Sistema de Contabilidade Pública

A partir da versão 15.12.07 haverá um link na tela inicial do software de Contabilidade Pública com acesso direto ao Blog da Eddydata. No Blog, você confere todas as notícias relacionadas à Administração Pública, Contabilidade, Tribunal de Contas do Estado e várias outras informações úteis para o dia-a-dia.
 
Com isto, não serão mais enviados e-mail's com as notícias como é feito atualmente, pois todas as matérias estarão concentradas neste Blog, caso o leitor se interesse em publicar alguma matéria entre em contato conosco!
 
Nas atualizações do sistema, o usuário será alertado através das Notas de Versão que há novas matérias disponíveis para leitura, mas o usuário pode ficar à vontade para acessa-lo diariamente, pois a alerta não será instantânea.

Versão 15.12.05 - Alteração na Emissão da Conciliação Bancária

Fizemos uma alteração na emissão da Conciliação Bancária e, a partir da versão 15.12.05, o usuário não terá que nomear o arquivo e nem digitar a extensão .xml no final, apenas selecionar o mês que se refere a prestação de contas e escolher uma pasta para salvar o arquivo.
 
No sistema, haverá um nome padronizado (como acontece com os balancetes isolados) com a extensão xml.
 
Esta ação visa otimizar o processo pois quando não era colocado o .xml no final o arquivo não era gerado ou não gerava corretamente.
 
Disponível a partir da versão 15.12.05.

Versão 15.11.08 - Ficha de Empenho

Foi desenvolvido pela Eddydata um novo relatório chamado Ficha de Empenho. Com este relatório, o usuário consegue centralizar informações detalhadas de um Empenho sem que para isto, precise acessar várias telas ou imprimir vários relatórios. 
A estrutura conta com Dados do Empenho, Beneficiário, Processo, Convênio, Contrato e aditivos, Valores e um Diário com a movimentação em ordem cronológica, detalhando até as retenções de cada liquidação.
O relatório está no menu Relatórios/Empenhos/Ficha de Empenho e o filtro é através do Número de Empenho e Exercício (inclui Restos a Pagar). Por ser um relatório com muitas informações, não foi possível incluir um filtro que trouxesse mais de um registro por emissão.
Disponível a partir da versão 15.11.08.

Ordem Bancária

A Eddydata possui uma alternativa para realizar pagamentos chamada Ordem Bancária cuja principal função é otimizar o processo bancário da entidade. A Ordem Bancária consiste em um arquivo gerado pelo sistema e enviado ao Banco com vários pagamentos de diferentes fornecedores e bancos, basicamente todos os pagamentos do dia são feitos através de um único arquivo. Depois que o Banco recebe o arquivo e realiza os pagamentos, ele envia um Arquivo Retorno onde, com ele, é possível emitir relatório da confirmação de pagamentos e, ainda, baixar todos os pagamentos concretizados.

Estamos desenvolvendo um manual para utilização iniciando pela Febraban, que são os pagamentos sem relação com FUNDEB e depois o layout da OBN também será divulgado.

Por enquanto, os clientes que desejaram utilizar, entrem em contato com o gerente da conta bancária solicitando informações e número de convênio para utilização deste serviço. Também é necessário atualizar o cadastro do Fornecedor com informações bancárias (Código do Banco, Agência e Conta Corrente).

Pagina 1 de 3